sexta-feira, 10 de agosto de 2007

ZAGREBAČKA PIZZA



O titulo deste post significa "Pizza a moda de Zagreb". Mais do que se diferenciar pelos seus ingredientes a pizza desta cidade distingue-se pelo seu tamanho.



Na primeira foto, podem ver a pizza de tamanho "pequeno" que me foi servida na pizzeria "Lira" que podem ver nas restantes fotos (NDR: Metade do prato esta fora da mesa pois nao havia espačo).



Esta pizzeria e um sitio extremamente agradavel, decorado como um antigo cafe Vienense. Prečo da pizza: 4.10 € !!!!

A MALDIČAO DO TUGA!!!


Na vespera da minha chegada a Zagreb estavam quase 40 graus de temperatura. Quando cheguei, ja so estavam 30.



Ontem porem, o cenario que se verificou foi o da foto! Uma trovoada epica e duas ou tres chuvadas a condizer!!!


Haja pachorra...

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS


Falem-me de clubes de expressao mundial, de recordes do Guiness com o numero de socios, de passados gloriosos... enfim... do que quiserem acerca de um certo clube oriundo da segunda circular.


Clube portugues conhecido no mundo? A imagem ilustra melhor que nada!!! Esta e a montra de zuma das maiores lojas de desporto da baixa de Zagreb!


Mas a lusofonia nao fica por aqui em Zagreb! No posto de turismo do centro da cidade, fui surpreendido pela pronuncia perfeita da menina que me atendeu... em portugues!!!

POSTAIS DE ZAGREB









DISFRUTEM

TRG BANA JELAČISČA





Calma... Nao se assustem com o palavrao!!! O senhor da foto e um conde que lutou pelo reino da Croacia contra os turcos.






A sua estatua foi erigida em Zagreb na prača (Desculpem "Croatizačao" das cedilhas!!!) que leva o seu nome. Ora acontece que originalmente esta estatua estava virada para este, para a Turquia, que era de onde vinha o perigo.






Durante o tempo da ditadura de Tito, a estatua foi desmantelada e guardada num deposito. Quando em 1991 a Croacia se tornou independente, a estatua voltou a prača, mas a sua orientačao era diferente. Desta feita estava voltada a Sul!






O que fica a Sul da Croacia? Adivinharam... a Servia!!!
Ah... Sim viram bem... Ha uma bandeira portuguesa no edificio cinzento atras da estatua! E a embaixada portuguesa em Zagreb... Mas ha mais "embaixadores portugueses em Zagreb como poderao ver no meu proximo post.

Enfim Zagreb!!!!


Antes de mais, devo avisar-vos que devido ao facto de os teclados aqui serem diferentes dos nossos, os meus posts nao vao ter acentos nem cedilhas!!!


Eis-me ja entao na capital da Croacia, apos uma viagem que durou cerca de 6 horas, entre transbordos atrasos e, cortesia da Tap, uma escala "tecnica" que me permite agora gabar-me de tambem ja ter estado em Italia. mais concretamente, o voo fez uma escala em Bolonha(???!!!) mas como ja vinha de Lisboa com cerca de meia hora de atraso, so la ficamos cerca de 20 minutos e nem os passageiros que seguiam para Zagreb sairam do aviao, nem as equipas de limpeza entraram nele!!! E viva a nossa companhia aerea!!!!


Quanto a Zagreb, devo confessar que me surpreendeu muito positivamente. Muito limpa, airosa, com passeios amplos, electricos sempre a passar e plana. Condimentos que a tornam num autentico mimo para quem passeia a pe.


Devido a influencia Austro-Hungara, a sua arquitectura nada deve a Viena por exemplo, mas com gente alegre e afavel que esta sempre pronta a ajudar, e se derrete quando tentamos comunicar na sua lingua.


Excelente

terça-feira, 7 de agosto de 2007

MEET PULQUÉRIA


Pessoal... esta é a Pulquéria, a minha fiel mochila que será a minha companheira de viagem em terras Croatas. Como podem ver já está prontinha a saír o que quer dizer que agora é questão de minutos mesmo... As bandeiras representam os países por onde já passei, e o meu próprio claro está...


Mais notícias já daqui a pouco tempo, desta vez (espero) já em Zagreb!!!