quinta-feira, 16 de agosto de 2007

TROGJR (Troguir)







Uma pequena cidade medieval, cheia de charme a apenas 20 km de Split. Tem como particularidade, alem de proprocionar uma tarde ou mesmo um dia inteiro bem passados a visita-la, a peculiaridade de estar assente em tres lugares diferentes.






Eu explico... Uma parte da cidade fica no continente, outra (O centro historico que se ve nas fotos) numa ilhota, e o resto na ilha de Čiovo, de onde as fotos foram tiradas. Um pouco irritante e o facto de haver varios iates de luxo que em vez de usarem a marina local, sao autoizados a amarrar junto ao calčadao das muralhas... Um pouco de poluiča visual, quanto a mim






De qualquer modo, a nao perder a opurtunidade de ver esta cidadezinha se por ca passarem

terça-feira, 14 de agosto de 2007

NIKŠA E ANA


Apresento-vos os meus anfitrioes em Split. Muito novinhos, a viverem juntinhos... um amor de casal e impecaveis comigo desde que ca estou!



Hvala ljepa, Nikša i Ana!!

ČEVAPČIĆI


Pronuncia-se Tche-vap-tchi-chi e trata-se de uma autentic delicia. E um prato originario da Bosnia, mas nos tempos de Tito era uma especie de prato nacional da Jugoslavia.


E o que e exactamente o Čevapčići? Simplesmente rolinhos de carne grelhada com m tempero que lhe da um sabor muito agradavel, pao tambem ele ligeiramente tostado, uma especie de queijo-creme chamado Kajmak que e simplesmente divinal e um pouco de cebola frita.



Simples e delicioso!!! Nao deixem de experimentar se ca vierem, mas atenčao... Pečam a algum residente local que vos indique um bom sitio para comer esta especialidade, porque as cadeias de fast food estao a pegar neste snack, e a subverte-lo para algo diferente


Dobar Tek... ou seja, Bom apetite!!!!

BAPTISMO NO ADRIATICO


Hoje foi o dia em que o Tuga meteu "As ventas no liquido", como dizia o outro! Porque de levar com o liquido nas ventas ja eu me fartei em Zagreb, com toda aquela chuva com que fui brindado.


Por isso, fui a Pulqueria buscar a minha toalha de banho, e ala para Bračiče, uma das praias de Split! Aquela que podem ver na imagem!


NDR: Nao... aquilo nao e agua! E sopa mesmo, de tao quente!

POSTAIS DE SPLIT








A PEDIDO DE VARIAS FAMILIAS...




... Aqui vao tres fotos, tres do vosso "correspondente" na Croacia, todas em Split. Disfrutem ou pelo menos, desculpem qualquer coisinha!!!

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

O BARCO DO ... "AMOR"


Ora vejam la se adivinham como se pronuncia o nome da embarcačao da imagem??? Nao esta muito dificil pois nao?


Querem la ver que se trata de uma campanha a anunciar alguma especialidade tipica aqui do burgo???



Esta cidade esta a parecer-me cada vez mais interessante ;) !!!
Amanha posto aqui mais uns postais, mas agora de Split. Beijinhos e abračos

DIOCLESIANO




Apesar do nome parolo, o senhor a que me refiro nasceu em Split e calhava tambem de ser Imperador romano.


Com aquela vida agitada de Roma (Muito engarrafamento de quadrigas, muito Coliseu, enfim... muito irredutivel gaules) o homem queria ter um lugarzito para passar os fins-de-semana, tempos livres e vacances.



Vai dai qu'os despois, decidiu construir uma "moradiazita" em Split, que media para cima de 200 metros de largura e outros tantos de fundo, com a sua propria muralha, templos, habitačoes para a criadagem e, la no meio de tudo isto, o seu palaciozito.



O resultado e o que se ve nas fotos (ou o que resta dele). Ja agora, nos tempos de oficio, a tarefa que Dioclesiano desempenhava com maior destreza era mesmo perseguir os primeiros cristaos!!!

domingo, 12 de agosto de 2007

SPLIT


Eis-me chegado finalmente a costa da Dalmacia. Por uns momentos, na chegada tivea sensačao de ter desenbarcado no Algarve.


A arquitectura e muito mais mediterranica aqui, e alem disso, tambem tudo aqui parece girar a volta do dinheiro dos turistas. Logo na saida do terminal dos autocarros, senhoras empunhando cartazes onde se lia "Sobe, Rooms, Zimmer, Chambres", barraquinhas incontaveis a vender camisolas de futebol, toalhas de praia e afins e imaginem, na secčao de bagagem da estačao, o "gentil" senhor faz-me saber que para deixar la a Pulqueria, iria pagar a dobrar! Nao que ela seja excessivamente grande, mas segundo ele, ou melhor, segundo o seu patrao, como tinha a tenda amarrada a base da mochila, isso contava como duas unidades!!!! Haja paciencia, e no traseiro resistencia!!!


E mesmo como o Algarve... mas em bonito, estao a ver?