sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

TRAINSPOTTING



No regresso de Bolonha para Florença, para evitar uma espera de algumas horas devido aos comboios estarem lotados, fui forçado a abrir mão de 21(!!!) Euros e embarcar no Eurostar que fazia a ligação de Milão a Nápoles. Este comboio mais não é que uma versão um pouco mais moderna do nosso Pendular mas que em Itália chegam a ter 15 carruagens!!!


Enquanto fazia o caminho inverso daquele que havia trilhado algumas horas antes, tentava decidir onde iria no dia seguinte. Ainda em Bolonha informei-me acerca da possibilidade de visitar Maranello, quartel-general da italianíssima Ferrari. Isso implicaria gastar mais cerca de 20 Euros em comboio até Modena, outros 10 para o autocarro até Maranello e finalmente 16 pelo ingresso na Galleria Ferrari.


Pensei então em Roma... Afinal já estava a planear lá ir desde que tive de mudar o destino da viagem de Zagreb para Itália, mas o facto de não ter arranjado nenhum Couch Surfer que me hospedasse fizeram passar a ideia para segundo plano.


Para tomar uma decisão sujeitei-me a 30 minutos de espera na fia das bilheteiras de Santa Maria Novella em Florença para indagar acerca de horários e preços. Por 40 Euros fazia-se a brincadeira com um Intercity que me levaria à cidade eterna em 2 horas de viagem. A alternativa era o Eurostar que só ganhava meia-hora em relação ao anterior mas custava 20 Euros mais.


Estava decidido! No dia seguinte chegaria a Roma por volta das 11 da manhã e regressaria a Florença pelas 7 da tarde.


Tudo muito bem... até que após ter jantado nessa noite com os pais do Paolo estava a preparar as coisas para sair bem cedo para a estação na manhã seguinte e ... horror dos horrores: Tinha perdido os bilhetes!!!!


Da compra, só restava mesmo o recibo do Multibanco que apesar de ter já o pressentimento de que me ia ser absolutamente inútil, decidi que seria a base da minha argumentação na manhã seguinte para que me re-imprimissem os bilhetes.


Ainda nem tinha começado, e a visita a Roma já estava a tornar-se num Circo... Máximo, claro está!!!

3 comentários:

AnaD disse...

O que eu não percebo é como conseguiste resistir ao poder da força vermelha ...

Segundo me constou o Eurostar é uma versão do Alfa Pendular mas digamos que estável! Convenhamos que o nosso alfa em certas partes do percuso Lisboa Porto leva devasiado à letra a expresão pendular... aquilo abana como uma pendulo de relogio só falta dar as badaladas ... confesso que quando vou ao Porto no alfa não me convence! Venha o intercidades que é mais barato e é quase a mesma coisa ... e se é para ser rápido então ninguém bate o avião ;)

CARLOS RODRIGUES disse...

Em primeiro lugar, respondendo à tua pergunta, porque o meu espírito sempre será de garagista.


O nosso Pendular de facto é um pouco instável porque por cá a linha não é na sua maior parte adaptada a este comboio e em segundo porque por cá se prefere a bela da curva ao viaduto e ao túnel. Daí as curvas apertadíssimas que o Pendular tem de fazer e por conseguinte o nível de inclinação que ele é obrigado a assumir.


Quanto ao Eurostar italiano, a principal diferença em relação ao nosso está ao nível da unidade motriz. O interior é idêntico sendo que ainda por cima tive de viajar na 1ª classe. Até me senti mal ao viajar junto de todos os executivos sentados a meu lado, e eu de jeans, sweat shirt a dizer "Firenze", barba por fazer e mochila às costas.

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Teclado e Mouse, I hope you enjoy. The address is http://mouse-e-teclado.blogspot.com. A hug.