sábado, 12 de janeiro de 2008

O MUSEU AO AR LIVRE (Parte II)






Uns minutos mais de caminhada desde a Ponte Vecchio e o mito torna-se realidade. É de facto verdade... Agora fazia sentido... Era isto a que se referiam quando a apelidavam de Museu ao ar livre!!!


A Piazza della Signoria apresentava-se à minha frente, com o Palazzo Vecchio (Foto 1) a dominar a maior parte do espaço e conseguindo a proeza de fazer parecer o amplo espaço da praça parecer-se a uma qualquer praceta de uma vila medieval.


Essa é uma das facetas de Florença, e quem sabe a mais intrigante. Pequeno e grande, amplo e estreito parecem estar constantemente num baile de máscaras em que vestem a pele do seu antagonista e regressam ás suas vestes originais a cada passo.


Mas o que grangeia a Florença, e mais concretamente à Piazza della Signoria o epíteto de museu ao ar livre (Além do próprio palácio, uma jóia pré-renascentista por direito próprio) é mesmo a quantidade de esculturas que se espalham pela praça, da autoria de nomes não menos impressionantes como Donatello, Cellini, Bandinelli e até o mais "mediático" de todos eles, Michelangelo. Note-se que dois destes senhores (Rafaello e Michelangelo) eram tão importantes que uns séculos mais tarde conheceram a suprema honraria de emprestar os seus nomes a um grupo de vulto da cultura dos anos 90; As Tartarugas Ninja!!!


Além de uma réplica do David de Michelangelo (Foto 2), cujo original está uns metros ao lado nos Uffizzi, podemos ver a fonte de Neptuno de Ammannati e além de tudo isto ainda falta a Loggia dei Lanzi,(Foto 3, atrás da estátua de Neptuno) um pavilhão aberto que servia como camarote dos Médici quando havia cerimónias ou espectáculos na praça, e onde felizmente decidiram colocar várias obras-de-arte para serem admiradas gratuitamente por quem passe. Uma autêntica benção, uma vez que tudo tem um preço em Itália e normalmente é bem alto.


Acerca deste último tema , posso dizer-vos que nesse dia o meu almoço consistiu num rectângulo de pizza Margheritta de cerca de 10 cm de lado, e que nem por estarmos em Itália era melhor da que por cá se come, e que me custou a módica quantia de 3.90€ !!!! As saudades que eu tive de Zagreb, nesse dia (Ver artigo "Zagrebacka Pizza" deste blog)!!!


Na Loggia dei Lanzi a mais admirável peça será talvez "A violação de Sabina" de Giambologna(Foto4). Não tirem conclusões precipitadas!! O que torna esta peça interessante não é a temática da obra mas o facto de ter sido talhada a partir de um único bloco de mármore (O maior alguma vez visto em Florença, segundo consta) e ainda mais notavelmente, o facto de ser provavelmente a primeira escultura a 360º do mundo.


De facto, o artista teve a intenção trabalhar o mármore de forma a que não houvesse um ângulo correcto para se admirar a obra, sendo esta coerente independentemente de ser observada de frente, trás ou qualquer um dos lados.


E mal sabia eu que ainda nem tinha visto tudo....

Sem comentários: